Plataforma aposta em duplicatas
Valor Econômico • 11 nov 2019

Plataforma aposta em duplicatas

Leia a máteria na integra:
https://valor.globo.com/financas/noticia/2019/11/11/plataforma-aposta-em-duplicatas.ghtml

 

As perspectivas de expansão do mercado de crédito com garantias no Brasil levaram a gestora Credit Brasil a apostar na criação de um marketplace de antecipação de recebíveis.

Batizada de Finplace, a plataforma foi desenhada para aproximar pequenas e médias empresas que têm duplicatas a oferecer como garantia e instituições financeiras interessadas nesses ativos.

A proposta é que as empresas se cadastrem, escolham as instituições com que pretendem operar e apresentem a elas a taxa pela qual querem descontar as duplicatas. O modelo vai na contramão de outras iniciativas do gênero, em que o tomador escolhe entre propostas oferecidas a ele. “O objetivo é que o poder esteja nas mãos do empreendedor”, diz Felipe Avelar, fundador e presidente da Finplace.

Segundo ele, a empresa vai usar “machine learning” para evitar propostas incompatíveis com o risco do cliente.

A expectativa de Avelar é que a Finplace movimente R$ 1 bilhão em um ano. A plataforma começou a operar há 20 dias e fechou R$ 5 milhões em negócios.

A Finplace foi fundada pela Credit Brasil, que opera fundos de direitos creditórios

Segundo Gustavo Catenacci, sócio da gestora, a Credit Brasil criou a empresa a partir da percepção de que a digitalização mudaria o mercado de antecipação de recebíveis. “A nota fiscal eletrônica reduziu assimetrias de informação e trouxe mais concorrência”, diz.

Por enquanto, há quatro fundos conectados à Finplace - inclusive o da Credit Brasil. As instituições vão pagar uma tarifa à plataforma sobre cada operação fechada.