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Como começar seu negócio online

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Estar ou não na internet já deixou de ser uma questão de opção para quem quer ver seu negócio crescer e se firmar no mercado. Principalmente agora que a epidemia de covid-19 assola o país. Não tem como desprezar um ambiente utilizado por uma fatia considerável da população brasileira – mais de 70%, o equivalente a 126,9 milhões de pessoas, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios.

“A presença digital traz diversos benefícios: aumenta a visibilidade da empresa e de seus produtos e ainda ajuda na construção e na manutenção de relacionamentos duradouros com clientes e fornecedores”, destaca Felipe Avelar, CEO da Finplace. Se você ainda não ingressou no ambiente online, veja como construir essa presença a partir do zero.

Desenvolva o website da empresa
Este é o cartão de visitas virtual do seu negócio. É, muitas vezes, o primeiro contato do seu futuro cliente com a marca. Deve ser visualmente bonito e fácil de navegar, além de trazer, principalmente, informações da empresa, do produto ou serviço que a sua companhia oferece e os canais de contato (e-mail, telefone, celular, Whatsapp e outros).

Crie uma loja virtual
Para quem pretende vender pela internet, a melhor opção é criar uma loja virtual. É possível escolher entre três formatos:

• Loja pronta (desenvolvida a partir de modelos pré-definidos)
• Loja própria (criada geralmente por uma agência digital, para quem tem necessidades específicas)
• Marketplace (um shopping virtual, que agrega várias lojas)
Além da escolha da plataforma, também é preciso pensar em várias questões, como gestão da loja online, contabilidade, logística de entrega, forma de pagamento e na parte jurídica. Instituições como o Sebrae e a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-SP) oferecem guias que detalham essas etapas. Basta clicar nos links acima para ter acesso a eles.

Crie perfis nas redes sociais
Dependendo da faixa etária do seu público-alvo, é muito provável que ele encontre o seu produto ou serviço em redes como o Instagram, o Pinterest ou o YouTube. Mas não é preciso estar em todas as redes. Escolha a que melhor se encaixa no seu tipo de produto. Roupas e comida, por exemplo, funcionam bem em redes como o Instagram ou o Pinterest.

Produza conteúdo relevante
Não basta ter o site no ar e os perfis das redes sociais. Para cativar seu público e manter um relacionamento duradouro é preciso manter um diálogo. Para isso, desenvolva conteúdos relevantes relacionados à empresa em forma de texto, vídeo ou áudio. E tire dúvidas, forneça dicas, divulgue promoções.

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