Findicas

O blog da
Finplace

Capital de giro para empresas: como conseguir durante a crise

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Capital de giro para empresas é um dos fatores de equilíbrio financeiro que vêm sendo abalados pela pandemia, mas sempre há saídas

Os últimos meses não têm sido fáceis para ninguém, particularmente para as pequenas e médias empresas que tiveram queda nas vendas e, entre outras dificuldades, não sabem como conseguir capital de giro para manter as contas em dia. Na crise, os bancos não estão facilitando o crédito para empresas, e a saída é buscar outras soluções, como a antecipação de recebíveis por meio de um marketplace financeiro, sem burocracia nem exigência de garantia suplementar.

capital-de-giro-para-empresas-como-conseguir-durante-a-crise“O capital de giro para empresas, quando tudo corre bem, é garantido pelo equilíbrio entre receitas e despesas. Porém, na maioria dos casos, a pandemia reduziu as receitas, o que obrigou os empresários a buscar soluções mais criativas”, diz Felipe Avelar, CEO da Finplace, fintech que oferece um marketplace de crédito no qual é possível fazer a antecipação de notas fiscais online. “Além disso, sempre vale a pena ouvir as recomendações dos especialistas e de órgãos de apoio como o Sebrae, porque toda ajuda é bem-vinda”, acrescenta.

Aqui mesmo nas Findicas você já viu sugestões de como inovar nesse período de crise e conheceu algumas das habilidades que serão importantes no mundo pós-pandemia. Agora, confira outras dicas que podem ajudar sua empresa a manter-se em atividade.

Aumente a presença digital – Dependendo da área de atuação, as redes sociais podem assegurar a sobrevivência da empresa. Aproxime-se dos seus clientes e ofereça a eles novos meios de contato e relacionamento, como atendimento remoto pelas mídias sociais.

Ofereça serviços de delivery – Num momento em que os clientes não querem sair de casa, essa é uma ótima maneira de ampliar seus canais de venda. E lembre-se que a entrega em domicílio não se limita a empresas que trabalham com alimentação, estendendo-se a vários outros segmentos. Pense na possibilidade de utilizar um aplicativo de delivery ou mesmo combinar entregas para seus clientes pelo WhatsApp.

Reveja seus custos – Provavelmente você acha que já cortou tudo o que era possível, mas avalie novamente as despesas da empresa, com atenção aos detalhes, e pode ser que ainda descubra alguns gastos dispensáveis.

Negocie sempre – Isso vale tanto para os fornecedores como para os clientes. Com os primeiros, você pode renegociar valores e prazos de pagamento, e com os clientes é possível oferecer condições de venda mais favoráveis, descontos e crédito.

Ouça os funcionários – Eles conhecem como ninguém o dia a dia da empresa e podem oferecer dicas preciosas para aumentar as vendas, além de se sentirem mais valorizados quando suas opiniões são consideradas.

Não abra mão da qualidade – As dificuldades não podem servir de pretexto para uma queda na qualidade dos produtos, dos serviços ou do atendimento. Mantenha o padrão pré-crise para não perder clientes.

Para saber mais detalhes de como conseguir capital de giro, visite nosso Linkedin. Curta também nossa página no Facebook e no Instagram para ver outras dicas de como conseguir crédito para pequenas e médias empresas.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!